sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleição para prefeito de Nova Iguaçu "sem eira, nem bera"

Ninguém se garante, um se escorando no outro...
Pior é usar a imagem dos outros, e contar historinhas "Meu Prefeito vai lembrar de mim" só podem mesmo é pensar que somos mesmo bobinhos
Fonte: Jornal Extra

Com 561.391 eleitores, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se transformou em campo de batalha por votos. Sem a presença do ex-prefeito petista Lindbergh Farias e da cúpula nacional do PT na disputa, como ocorreu em 2004 e 2008, dez candidatos estão em campanha ostensiva pela prefeitura do município. É o maior número de concorrentes entre as 92 cidades do estado do Rio. E nesta briga está valendo tudo, desde a exibição de propagandas próximas à prefeitura, escolas, igrejas, hospitais e em canteiros de obras de infraestrutura até a associação com padrinhos políticos de peso, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o governador Sérgio Cabral.

A atual prefeita Sheila Gama (PDT), que tenta a reeleição, tem como vice na chapa um nome do PT, Alberto Cantalice. Nomes de peso do partido, no entanto, como Lindbergh, estão afastados de sua campanha. Mesmo assim, ela espalhou pelo município publicidade com fotos ao lado de Dilma e Lula. Na propaganda eleitoral na televisão, Sheila contará com o depoimento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

- Meu governo é a continuação da administração do Lindbergh. Mas ele, neste momento, está preocupado com a campanha dele para governador. A disputa vai ser acirrada. Estou ouvindo a população e apresentando minhas propostas - disse Sheila, ex-vice na chapa de Lindbergh.

Nelson Bornier (PMDB), deputado federal e ex-prefeito de Nova Iguaçu, foi buscar apoio de um antigo desafeto: Cabral. Em 2010, Bornier apoiou José Serra (PSDB) para presidente, irritando o governador, que pediu votos para Dilma. Semana passada, porém, Bornier e Cabral se encontraram e selaram um acordo, apesar de Cabral ainda não ter ido à cidade caminhar ao lado do parlamentar.

- Fazer montagem com fotos é muito fácil. Eu quero ver o Lula e a Dilma pedirem votos para ela (Sheila) - alfinetou Bornier.

A vice na chapa de Bornier é Nicolasina Acarisi, do PR, partido comandado no Rio pelo ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho. O curioso é que na coligação do candidato do DEM a prefeito, Rogério Lisboa, o vice é Isaías Coimbra, também do PR. O caso foi parar na justiça já que o diretório municipal está rachado. Garotinho fechou aliança em todo o estado com o DEM, do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia.

- Estou tranquilo e confiante. O PR de Nova Iguaçu descumpriu uma determinação do diretório nacional - afirmou Lisboa, que, na propaganda eleitoral na televisão, terá a presença de Garotinho, de Maia e da deputada estadual Clarissa Garotinho.

Está na disputa também Walney Rocha (PTB), aliado do ex-deputado federal Roberto Jefferson, réu do mensalão, e o ex-pagodeiro Wagner Dias Bastos, o Waguinho (PCdoB), que tem o apoio do pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias, com sede em São João de Meriti. Já a Igreja Universal do Reino de Deus e o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, abraçaram a campanha de Marcos Fernandes (PRB). O deputado estadual Alexandre José Alexandre, o Xandrinho (PV), é outro da lista que concorre à prefeitura, assim como Renato Gomes (PSTU), Emilio Araújo (PSOL) e José Renato (PCB).

Nas ruas de Nova Iguaçu, há publicidade eleitoral por todos os lados. No entorno de templos da Igreja Universal, por exemplo, há propagandas de Marcos Fernandes com Crivella. Em frente à prefeitura e de escolas, Sheila Gama aparece com Dilma e Lula. Ela e Bornier também dividem espaço nas calçadas próximas de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A legislação eleitoral só não permite a promoção de candidatos dentro desses locais. No bairro Cabuçu, funcionários da prefeitura trabalhavam nesta terça-feira em obras perto de galhardetes de Sheila e de Rogério Lisboa.

Um comentário:

  1. Amigo, somados os pseudos titulares, para a prefeitura de Nova Iguaçú,por competência não ficariam no banco de reserva. Como este emprego e profissão político é ótimo,sem comprovação de capacidade. Faz jus a briga.

    ResponderExcluir